top of page

TUTORIA E DOCÊNCIA ON-LINE  ​

Introdução 

Nesta disciplina ministrada pelo professor Jose Erigleidson Da Silva ,conhecemos  um pouco mais sobre a formação bem como a atribuição de tarefas de um Professor/ Tutor em um ensino Ead , onde conhecemos mais  sobre a importância do Ensino a distancia na vida das pessoas, analisamos as  formas de docência na Cibercultura, que requisitos são necessários para um professor excelente e também pudemos conhecer um pouco sobre as atribuições da inteligência coletiva como um importante recurso a ser trabalhado em um curso EaD

A docência na Cibercultura

A Cibercultura está acerca da mudança na estrutura de aula, entre as atividades expositivas ou teóricas, fixadas somente no armazenamento de conteúdos e a um novo modelo de educação pautada no uso da tecnologia.

André Lemos em seu trabalho nos apresenta á ideia de repensarmos á educação, pois tudo em nossa geração mudou,  porem a escola continua tradicional, com os modelos clássicos baseados  no conteúdo armazenado, ou seja, temos o predomínio de alunos leitores em sala de aula, aqueles que simplesmente assimilam suas atividades decorando-as,  seja pra uma avaliação, vestibular, ou ate mesmo para vida, porem temos poucos alunos escritores.

Um aluno escritor para  André Lemos é aquele que pode criar seu próprio conteúdo, ou seja, ele pode expressar sua visão sobre determinada disciplina ou conteúdo de forma que cria-se um novo conteúdo que será do aluno, e este poderá contribuir com o conhecimento de seus colegas em uma inter-relação onde cada aluno esta presente em todas etapas de seu próprio aprendizado.

Deste modo com os avanços das tecnologias, vemos uma nova possibilidade de criar seu próprio conteúdo, forma que qualquer aluno pode se  tornar o   construtor de seu próprio aprendizado, seja com um blog, uma pagina de Facebook, um vídeo no Youtube, entre milhões  de outras possibilidades que somente com esta nova Cibercultura nos trás esta possibilidade.

Desta forma o modelo educacional deve se ter esta mudança como uma das principais vertentes para uma total modernização da educação.

 

Quais as características do ensino on-line excelente?

Com base nas obras acadêmicas de Palloff, Rena M e Keith Pratt “QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO ENSINO A DISTÂNCIA EXCELENTE?” e possível constatar á necessidade que o ensino a distancia tem de se ter uma própria autonomia de ensino, que apresente características próprias e não somente uma versão digital do ensino presencial.

Deste modo, vemos que um professor online deve-se ter em mente que o processo de formação ensino aprendizagem entre aluno e conteúdo atua de forma um pouco diferente ao ensino presencial, assim como a imagem do próprio professor á este aluno se apresenta de outro modo, de forma, que para obter um ensino com excelência e necessário que o professor adquira algumas competências especificas.

Ao iniciar um curso com uma nova turma, o principal desafio que um professor a distancia enfrenta é promover sua presença dentre seus alunos, bem como a inter-relação entre a turma, deste modo, o professor excelente devera apresentar a classe seu método de ensino bem claramente, suas atribuições e demostrar  com clareza seus objetivos, assim se espera  que estas atribuições estimule os alunos a realizar o mesmo.

Deste modo, um professor de Excelência deve promover a integração entre sua turma, demostrar que o aluno e parte integrante de seu próprio ensino aprendizado e que a função do professor e mediar esta aprendizagem de cada aluno, de forma, que utilize os mais diversos recursos de proximidades seja através de aulas visuais como síncronos, uso de redes sociais, ou  atividades onde alunos possam expressar sua visão acerca do conteúdo para os outros colegas, ou seja, o professor devera criar um modelo educativo que promova a inter-relação social e cultural de seus alunos.

Mesmo em casos que o professor não crie os cursos que ministra, este tem a autonomia de aperfeiçoar seu conteúdo e forma de trabalhar este de acordo com sua experiência, deste modo um professor excelente altera a proposta curricular de sua disciplina a fim de favorecer seus alunos bem como a relação entre esses.

Em suas virtudes um professor excelente deve-se posicionar perante a sua turma, estar sempre presente com feedbacks construtivos e positivos acerca da construção do conteúdo coletivo do aluno, bem como estimular o companheirismo e trabalho em grupo.

 

 

Inteligência coletiva

Vemos á cada dia o conceito de inteligência coletiva como uma realidade  possível, e mesmo necessária, assim como muitas vezes até de uma forma inesperada, pois, ao vivermos em um mundo conectado através de redes eletrônicas de comunicação, onde a informação esta em todo lugar, logo percebemos que a inteligência coletiva está ocorrendo a todo momento seja ela notada ou não.

Em meios acadêmicos as novas teorias educacionais vêm como uma forma de analisar e ampliar o conceito de inteligência coletiva, como um novo modelo de relação educacional, aquele em que favorece um determinado grupo que se ajuda mutualmente. Sendo assim ao analisar a inteligência coletiva em um processo educativo como um ensino a distancia, devemos ter claro quem são as pessoas que atuam neste contesto e como estas se correlacionam.

Em um curso de EAD, temos á necessidade de uma interação de conhecimento, bem como a apropriação de conteúdos, de forma que a aplicação da inteligência coletiva seja uma necessidade, pois o aprendizado ocorre de forma mais positiva através da troca de informações entre pessoas de modo que  ao utilizarmos uma rede de conexões  online, temos a possibilidade de conectar varias pessoas de diversas áreas possíveis á fim de construir um conteúdo colaborativo e rico.

Este contexto não pode ser visto somente na relação entre alunos, mas sim e uma estrutura bem maior,  uma inteligência coletiva parte da assimilação de determinado conteúdo através da relação entre diversas pessoas de diversas áreas, de modo que podemos analisar varias contribuições numa mesma atividade, a relação entre alunos, a relação entre alunos e professor. Porem, podemos ir bem além, como de quem e a bibliografia do curso? Os autores das teorias também apresentam uma co-inteligência a ser debatida, quem foi o design instrucional do curso? Sem sua contribuição não seria possível á transmissão da informação, quem e o coordenador do curso, o auxiliar de tecnologia, os profissionais dos polos de curso, etc. Como podemos ver em uma rede de ensino a distancia pode-se apresentar uma complexidade de inteligências que mutuamente se completam formando uma inteligência coletiva e colaborativa auxiliando a aquisição do ensino aprendizagem entre todas as partes presentes.

 

 

Trabalho final

O trabalho foi realizada em conjunto com a disciplina avaliação, onde tinha como objetivo a criação de um plano de tutoria valorizando principalmente os conceitos de inteligência coletiva,  desta forma o trabalho também realizado em grupo representou as principais características aprendidas na disciplina bem como o planejamento acerca da formação de um professor de EaD

O trabalho pode ser visto neste link:

 

 

Considerações pessoas sobre a disciplina

Se tornar um Tutor/Professor de ensino EaD era um de meus principais objetivos ao me inserir neste curso, portanto via esta disciplina como uma oportunidade para conhecer as principais funções e competências acerca da tutoria a distancia, de forma que esta serie de conteúdos bem como a formação de um plano de tutoria me deixou mais familiarizado acerca do tema.

Deste modo espero poder num futuro breve lecionar a distancia e poder aplicar os conceitos aprendidos nesta disciplina favorecendo o aprendizado de meus alunos, bem como utilizar alguns recursos do ensino á distancia em minhas aulas presenciais.

 

 

 

 

Bibliografia da disciplina

 

CASTELLS, Manuel. A Obsolescência da Educação, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eb0cNrE3I5g . Acesso em: 24/8/2014

 

COLL, César; MONEREO, Carles colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

LÉVY, PIERRE.Cibercultura. São Paulo: Edições Loyola, 2ª ed., 2000.

 

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

 

SILVA, J. Erigleidson. Operadores da Inteligência Coletiva em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2010. 202 f.

Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010

 

SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa: A Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania. Disponível em:  http://www.senac.br/BTS/272/boltec272e.htm

 

Palloff, R. M.; Pratt, K.O Instrutor Online: Estratégias para a excelência profissional. Porto Alegre: Penso, 2013.

 

 

 

 

bottom of page