top of page

REDES SOCIAIS EM EDUCAÇAO

Introdução

Nesta  disciplina ministrada por Luciana Santos ,  foi possível  conhecer um pouco a forma como as redes socais podem auxiliar na educação, ou seja, como podemos usar estes sites ou programas de acesso em massa para ensinar, ou auxiliar o processo pedagógico de ensino aprendizagem.

 

Quando falamos em redes sociais, sempre temos o costume de achar que ela esta restrita apenas a redes como Facebook, Google + , entre outros sites do gênero que agrupam pessoas por redes de amizades, porem, o conceito de redes sociais digitais esta acima disto, e sim no ato da relação social entre diversas pessoas online, portanto estas transferências de informação podem ocorrer tanto através de vídeos no Youtube, fóruns de discussão, mensagens de E-mail ou Watzapp, blogs entre outros.

A importância do web 2.0

Tal característica de relação social só foi possível com o auxilio da criação do modelo de web 2.0 onde qualquer pessoa pode auxiliar criar ou moldar sua própria rede, onde podemos ver com a evolução tecnológica causada pelos blogs, Flogs e atualmente Vlogs, além do surgimento de  Wiks, onde cada pessoa pode contribuir para acumulação de um conhecimento em comum, seja educacional ou ate mesmo pra lazer como guias de jogos, ou filmes.

Conectivismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

“Conectivismo é a integração de princípios explorados pelo caos, rede, e teorias da complexidade e auto-organização. A aprendizagem é um processo que ocorre dentro de ambientes nebulosos onde os elementos centrais estão em mudança – não inteiramente sob o controle das pessoas. A aprendizagem (definida como conhecimento acionável) pode residir fora de nós mesmos (dentro de uma organização ou base de dados), é focada em conectar conjuntos de informações especializados, e as conexões que nos capacitam a aprender mais são mais importantes que nosso estado atual de conhecimento.“ Siemens (2004)

 

Para o autor, o Conectivismo é uma importante teoria de aprendizado, nos  meios digitais, onde se utiliza dos princípios de relação social, é a construção do conhecimento coletivo, o qual nos proporciona á possibilidade de expandir nossos conhecimentos de forma coletiva através de redes sociais, que podem ser populares como Facebook, ou redes sociais especificas para educação, sendo assim o profissional educacional á distância deve ter uma total familiaridade para á criação de  grupos de estudo de apoio ao conteúdo para favorecer o ensino.

Como podemos ver, as redes sociais estão se tornando  uma forte ferramenta pedagógica atrelada á tecnologia, de forma, que em meios acadêmicos  temos a teoria do Conectivismo, onde nesta busca-se uso das inter-relações online para prol da educação. Deste modo ao analisarmos a proposta  Conectivista devemos analisar as  publicações de  Siemens (2004) :

 

Tipos de aprendizagens com redes sociais

No uso de redes sociais na educação podemos classificamos  

as formas de aprendizagem  em pelo menos três tipos, que

serão descritas a seguir:

 

 

Aprendizagem formal:

Ocorre de forma planejada, geralmente por uma instituição educacional ou órgão governamental, este tipo de aprendizagem ocorre através de uma matriz curricular e possui certificação, e geralmente e utilizado ambientes de aprendizagem em seus projetos como Blackboard Learning ou Moodle.

 

Aprendizagem Não-formal

Ela está atrelada á aprendizagem, e ate mesmo a uma instituição, porem, esta não apresenta certificação, pode ocorrer como um complemento didático de uma aprendizagem formal.

 

Aprendizagem informal

:Este tipo não e planejado pela instituição, em alguns casos nem mesmo pelo próprio professor, este tipo de interação educacional ocorre através de redes de conexões entre alunos que se relacionam com intuito de trocar suas informações de sua vida acadêmica ou do curso, neste tipo de aprendizagem normalmente é utilizado redes sociais mais populares de fácil acesso como Youtube ou watzapp.

Avaliação

A avaliação da disciplina Redes sociais em educação ficou atrelada com a disciplina  Games, simulações e mundos virtuais em educação, onde o objetivo era criar uma rede educacional onde se trabalha-se com o conceito da Gameficação.

 

Em meu projeto precisava escolher uma rede social de fácil acesso aos jovens dessa forma foi escolhido  apresentar o projeto através de uma Pagina no Facebook de livre acesso a todos os usuários porem com uma moderação presente para conduzir o alcance das postagens.

 

Em relação à Gameficação trabalhei o uso de Biomas em Geografia com o jogo Minecraft que é de fácil acesso a todos jovens, portanto de fácil acesso.

 

Para visitar o projeto: 

 

Referencias utilizadas na diciplina:

KERBAUY, Maria Teresa Miceli; SANTOS, Vanessa Matos dos. Redes sociais educacionais mediadas por computadores. In: BARROS, Daniela Melaré V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: [s.n.], 2011. p. 266- 298. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/49394729/Vanessa-Teresa

 

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013

 

PISCITELLI, Alejandro; ADAIME, Iván; BINDER, Inés (Comp.). El Proyecto Facebook y la posuniversidad: sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje. Fundación Telefónica; Ariel, 2010.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009

 

SIEMENS, George. Moving beyond self-directed learning: Network-directed learning. Connectivism: networked and social learning. 01 maio 2011.

 

SIEMENS, George   CONECTIVISMO Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital , 2004, disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/conectivismo%5Bsiemens%5D.pdf ,  acessado 09 de julho de 2015

Considerações pessoas sobre a disciplina

Como uma das primeiras disciplinas do curso, foi possível conhecer um pouco um dos conceitos chaves do EaD, á teoria do Conectivismo, e suas contribuições acerca do ensino á distancia bem como a formulação de comunidades virtuais atuantes. Neste conceito a educação e feita através de relações sociais, sendo assim a teoria do Conectivismo vem como uma forma de aprendizado através de redes criadas em modalidade virtual ou seja as redes sociais.

Desta forma, nestas redes e onde o aprendizado ocorre seja através de uma rede Conectivista formal ou informal onde seus agentes se reúnem com o objetivo trocarem um  conteúdo especifico acerca de uma área do conhecimento, ou gosto em comum, sedo estas filiadas ou não a uma universidade, ou informal onde as redes de conexão se formam ao acaso gerando uma aprendizado não esperado anteriormente porem também positivo.

Nesta disciplina foi possível desenvolver uma  pagina em uma rede social onde foi aplicado o tema Gamificação com alguns alunos de modo que foi possível verificar a importância de se aplicar conceitos educacionais em uma rede popular, tornando assim o Conectivismo como um elemento chave de apoio a educação moderna.

 

bottom of page