top of page

TENDENCIAS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL

E EDUCAÇAO A DISTANCIA 

Introdução 

 

Diciplina Ministrada por José Moran, onde pudemos conhecer

um pouco  sobre novas  tendências educacionais inovadoras

que  podemos   utilizar como   uma  nova visão  educacional

auxiliando o processo de ensino aprendizagem.

 

No curso vemos a importância de repensar o ensino tradicional

e buscar novas e eficientes maneiras de aprender e ensinar, de

modo, que para que isto ocorra, deve-se romper alguns dogmas tradicionais, e só assim a educação poderá evoluir junto a o mundo que esta inserida.

Desta forma foi trabalhado na disciplina o conceito de educação hibrida, sala de aula invertida, projeto ancora entre outras propostas inovadoras que facilitaram a educação. Em nosso trabalho da disciplina buscamos apresentar de forma detalhada pelo menos duas tendências inovadoras, onde apresentarei estas a seguir:

Projeto Âncora – Cotia

A Sala de aula invertida atrelada ao conceito de Ensino Hibrido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das tendências educacionais que vem  nos últimos anos ganhando um grande foque na área educacional e a metodologia conhecida como Sala de Aula Invertida, um método pedagógico que consiste em inverter  a dinâmica clássica de sala de aula. Nesta metodologia alteramos o método clássico educacional, que consistia em aulas expositivas, onde o professor era simplesmente um transmissor  de conteúdos prontos, neste modelo abre-se  pouco espaço para interação entre os alunos, e grande parte das atividades de interpretação, de resolução de exercícios, ou trabalhos em grupo eram realizados em casa, em um espaço onde o aluno não tinha como recorrer caso tivesse uma duvida.

 

Sendo assim, à metodologia Sala de Aula Invertida, vem como uma proposta pedagógica com o objetivo de alterar este modelo tradicional,  nesta nova visão o aluno passa à realizar parte conteudista da aula em casa, ou seja, o conteúdo que antes era trabalhado de forma expositiva em sala de aula passa a ser o conteúdo apresentado em casa, recebendo assim à biografia necessária para estudar que pode consistir de textos, vídeos, musicas, e até mesmo jogos eletrônicos, de modo, que invertemos a estrutura da  parte metodológica conteudista, que desta vez  será realizado antes da aula.

 

A sala de aula nesta visão, muda seu papel se tornando um campo de relação social, ou realização de tarefas e exercícios com apoio, o  por sua vez  professor ganha mais tempo para poder trabalhar de forma mais individualizada com sua turma, já que os alunos chegarão à com o conteúdo, fazendo assim o ambiente escolar um espaço de assimilação da matéria que foi anteriormente estudada em casa, para que este sistema ocorra o professor deve agir como mediador, podendo responder individualmente a duvida de cada aluno, e até mesmo alterando a curva de aprendizado individualizado para cada um, tal metodologia também favorece a formulação de debates de conteúdos em sala de aula, o que valoriza bastante a transmissão do conteúdo.

 

A Sala de Aula Invertida de certo modo pode ser realizada sem apoio tecnológico, pois há um bom tempo já e utilizado em universidades de graduação e pós-graduação onde o professor apresentava o texto a ser debatido em sala de aula para ganhar tempo, já que muitas disciplinas possuíam tempo reduzido, porem muito conteúdo. Porem, para uma maior eficiência devemos atrelar este método pedagógico à outra técnica educacional, conhecido como ensino hibrido.

 

O Ensino Hibrido, parte do pressuposto que o aluno deve realizar parte do curso em casa com atividades online, e parte na escola para realização de tarefas, desta forma, favorecendo metodologia da  sala de aula invertida, já que reflete perfeitamente aos ideais da sala de aula invertida. Deste modo, ao analisarmos mais á fundo esta metodologia, temos uma grande contribuição para o aluno, já que no modelo presencial os alunos podem realizar suas tarefas sejam em grupo, debates, ou sozinhos, e por sua vez na modalidade à distancia, assimilam o conteúdo que é aprendido em casa com ajuda das tecnologias educacionais, tendo assim  uma riqueza bibliografia interativa que varia de   filmes, livros, slides jogos interativos entre outros. O Ensino Hibrido torna-se assim, uma forma de apoio bem como a realização da proposta pedagógica : Sala de Aula Invertida.

Entrevista com o professor José Moran sobre a educação hibrida

O Projeto Âncora e a  educação libertadora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizada em Cotia, São Paulo,  á escola de nível Fundamental I, possui alunos de 6 a 10 anos,  porem,  apresenta metodologias inovadoras baseadas no famoso projeto, Escola da Ponte, que é referencia pedagógica  no mundo todo. O diferencial desta instituição, esta no fato de que seus alunos não são divididos em formato seriado, e sim em grupos de estudos que são administrados por professores orientadores.

 

Este inovador  projeto, busca  formar alunos consciente e críticos, já que esta proposta educacional torna estes alunos independentes, e totalmente presentes ao processo educacional, pois o projeto  valoriza a ação dos alunos, bem como sua responsabilidade em conduzir sua própria matriz curricular,que é construída com a ajuda de um professor. Neste contexto o professor  se apresenta como um mediador, que tem como objetivo motivar os alunos, bem como direcionar os estudos dos alunos, motivando estes a realizaram novas descobertas e buscaram conteúdos novos e relacioná-los mutuamente.

 

Sendo assim, á escola trabalha com uma grande diversidade de temas, como musica, dança,  esporte, culinária , informática , assim como as   disciplinas presentes no currículo como português, matemática historia, etc. Desta forma vemos o projeto de forma multidisciplinar, em que no período de 5 anos o aluno devera realizar seu aprendizado de um modo bem mais proveitoso, e tendo uma formação ética é social bem maior que em um sistema tradicional de ensino, já que a meta do projeto esta no convívio social, onde alunos mais velhos ajudam alunos mais novos, e amigos se ajudam mutuamente para completarem as atividades propostas, mostrando uma metodologia libertadora.

Considerações pessoas sobre a disciplina

Com o auxilio desta disciplina, foi possível enxergar uma luz no fim do túnel acerca de medidas inovadoras utilizadas para melhorar a relação entre ensino aluno e professor, de forma que foi possível ver algumas metodologias de apoio pedagógico que podem auxiliar no trabalho pedagógico escolar.

Destaco duas metodologias inovadoras que me chamaram mais atenção o ensino hibrido, com a sala de aula invertido, e a educação libertaria, com o Projeto Ancora. Como educador de rede estadual analiso que o uso do recurso sala de aula invertida e uma proposta que pode ser aplicada em sala de aula, mesmo que o ensino não seja classificado de forma hibrida, é possível realizar algumas atividades de sala de aula invertida, como por exemplo utilizar uma proposta metodológica onde grupos de alunos posam explicar o conteúdo estudado em sala de aula, para que em seguida possa ocorrer um debate produtivo em sala de aula.

Desta forma esta disciplina me trousse um riquíssimo conteúdo de apoio pedagógico que pode auxiliar meu papel como professor em sala de aula.

Referencias utilizada na disciplina

 

Instituto Educadigital. DesignThinking para educadores. Disponível em: http://www.dtparaeducadores.org.br/site/

 

KELLER-FRANCO, E. & MASSETO, M. Currículo por projetos no Ensino Superior: desdobramentos para a inovação e qualidade na docência. Uberaba, Triângulo, v. 5, p. 03-21, 2012.

 

Silicon Schools. O ato de ensinar em um ambiente de ensino híbrido - repensando o papel do professor. Disponível em https://pt.khanacademy.org/partner-content/ssf-cci/sscc-teaching-blended-learning

 

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2014.

 

Mudando a educação com metodologias ativas e valores. Disponível em  http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2014/11/mudando_moran.pdf

 

Mattar & MORAN , A Educação Semipresencial, Universidade Anhembi Morumbi/Laureate International Universities, 2014,  disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=GRVoSvUuw-U, acessado em 09 de julho de 2015.

 

PORVIR. Educação sob medida. Especial sobre Personalização, disponível em  http://www.porvir.org/especiais/personalizacao/#indice

 

SILVA PINTO, A. S. et al. O Laboratório de Metodologias Inovadoras e sua pesquisa sobre o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena: estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista Ciências da Educação, Americana, Ano XV, v. 02, n. 29, p. 67-79, jun-dez 2013. Disponível em: http://www.revista. unisal.br/ojs/index. php/educacao/article/view/288/257.  

 

TOLEDO, Luiza Helena Lellis Andrade de Sá Sodero& LAGE,Fernanda de Carvalho.  O PeerInstruction e as Metodologias Ativas de Aprendizagem: relatos de uma experiência no Curso de Direito. Disponível em http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=f57a221f4a392b92

 

VALENTE, J. A. Comunicação e a Educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais , Vol. 1, n. 1, 2014, pp. 141-166.

 

 

bottom of page